chorar sobre o leite derramado, 2024
vídeo performance
3’ 51’’
A obra explora o controle emocional e a autoconfiança por meio de uma ação performática minimalista. Inspirada na expressão que representa muito para a artista, “chorar sobre o leite derramado”, ela transforma essa metáfora em um gesto literal: diante da câmera e com os olhos pregados a lente, o exercício é esforça-se para não piscar enquanto tenta forçar o choro falso, enquanto um copo é lentamente preenchido até o leite transbordar.
O vídeo tensiona os limites entre resistência e entrega, explorando a vulnerabilidade, o fracasso e a persistência em meio a um processo de autocontrole e exposição emocional lábil.
1. Leite: Alimento produzido por mamíferas, opaco, seiva pessoal, emulsão interna, líquido fisiológico branco que posso produzir após ingerir diariamente Risperidona®, causado pelo aumento de prolactina.
2. Lágrima: suor ocular, produção visual composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, que limpa e umidifica o globo ocular, às vezes vem como uma rasteira, às vezes controlável ou não controlável, instrumento das atrizes de televisão, derrama pelos cantos.
por um acaso, por dois acasos.